São Paulo: (11) 2761-1017 - Porto Alegre (51) 3022-7462 - WhatsApp: (51) 99653-3530

Como pesquisar artigos científicos na Internet

Written by Honório on . Posted in Metodologia Científica

Como pesquisar artigos científicos na Internet

Pesquisa utilizando o banco de dados LILACS.

A “site” de banco de dados científicos da BIREME (Biblioteca Regional de Medicina, São Paulo) possui diversos bancos de dados para pesquisa de artigos científicos em revista especializada.

O LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e o mais importante banco de dados com indexação de centenas de revistas.

A seguir o passo a passo para encontrá-lo e usá-lo.

Abra o internet explorer (use seu provedor normal).

Digite na linha de comando: http://www.google.com.br

Pressione ENTER.

Na linha de comando do google digite lilacs e marque páginas em português.

Pressione o botão Pesquisa Google.

Selecione a segunda opção com dois cliques sobre o sublinhado.

A terceira opção é LILACS, dê dois cliques sobre ela.

Esta é a tela que pede uma palavra-chave para a busca do assunto a ser pesquisado.

Digite a palavra que deseja na linha de comando (p.ex. acupuntura), clique pesquisa.

Veja que a pesquisa revelou 252 (até o dia desta pesquisa) artigos sobre o tema acupuntura. Se desejar passe página por página lendo todos os resumos até achar o de seu interesse ou use o formulário avançado para reduzir os artigos centrando o interesse em um ponto.

Clique em Formulário Avançado.

Então:

Preencha novamente a primeira linha com acupuntura.

A segunda com idoso (ou algo que queira associar).

Clique em pesquisa.

Veja que restaram apenas 6 trabalhos. Para reduzir ainda mais clique em refinar e repita a operação anterior.

Note que à esquerda aparecem ícones para imprimir, fotocópia, símbolo do CNPq indicando que os autores possuem curriculum Lattes on line. Acima destes há uma janela identificada como seleciona, use-a para marcar aqueles artigos que achou interessante e depois selecione minha seleção e todos os resumos selecionados aparecerão como na figura abaixo prontos para impressão ou salvamento em arquivo ou envio pela internet.

Note que a citação da referência bibliográfica pode ser retirada diretamente dos dados Autor, Título, Fonte. Basta usar os recursos marcar, copiar, abrir um processador de texto (Word) e colar. Todos os resumos podem ser retirados da mesma forma.

Se o artigo tiver um ícone pequeno à esquerda marcando Scielo significa que ele está disponível integralmente na internet no site Scielo não havendo necessidade de fotocópia do mesmo para obter o texto.


Pesquisa utilizando o banco de dados SCIELO.

 

A Scientific Eletronic Library on Line (Scielo) também e um gerenciada pelo governo brasileiro e possui mais de centena de revistas eletrônicas (que também são publicadas impressas).

Sua grande utilidade e ter os artigos disponíveis para leitura direta na tela do computador ou para impressão imediata dispensando fotocópias e envio pelo correio.

Para ter acesso a Scielo proceda da seguinte forma:

 

Abra o internet explorer (use seu provedor normal).

Digite na linha de comando: http://www.google.com.br

Pressione ENTER.

 

Na linha de comando do google digite SCIELO e marque páginas em português.

Pressione o botão Pesquisa Google.

Então:

Selecione a terceira opção com dois cliques sobre o sublinhado.

Clique sobre a opção pesquisa de artigos.

Esta e a tela que pede uma palavra-chave para a busca do assunto a ser pesquisado.

Digite a palavra que deseja na linha de comando (p.ex. acupuntura), clique pesquisa.

Veja que a pesquisa revelou 6 (até o dia desta pesquisa) artigos sobre o tema acupuntura. Se desejar passe página por página lendo todos os resumos ate achar o de seu interesse ou use o refinar (entre colchetes ao lado do 6) para reduzir os artigos centrando o interesse em um ponto.

Preencha novamente a primeira linha com acupuntura.

A segunda com dor (ou algo que queira associar).

Clique em pesquisa.

Veja que restaram apenas 2 trabalhos. Para reduzir ainda mais clique em refinar e repita a operação anterior, caso sejam muitos os trabalhos restantes.

Ao lado esquerdo há uma janela identificada como seleciona, use-a para marcar aqueles artigos que achou interessante e depois selecione minha seleção e todos os resumos selecionados aparecerão como na figura abaixo prontos para impressão ou salvamento em arquivo ou envio pela internet.

Note que a citação da referência bibliográfica pode ser retirada diretamente da tela (aparecem já ordenados Autor, Título, Fonte). Basta usar os recursos marcar, copiar, abrir um processador de texto (Word) e colar.

Todos os resumos e os artigos completos podem ser vistos clicando sobre o texto em azul resumo em inglês português, texto em português, texto em inglês.

Os textos estão disponíveis integralmente na internet não havendo necessidade de fotocópia do mesmo para obter o texto.

Para citação bibliográfica recomenda-se abrir a opção como citar este artigo que aparece à direita da tela quando se abre o texto.

Se clicar sobre carregue o artigo em formato PDF (Protocol Document File):

O formato PDF apresenta o texto tal qual foi impresso em papel na revista (se for impresso desta forma será cópia idêntica da revista).


Pesquisa utilizando o banco de dados PubMed (MedLine).

 A “site” de banco de dados científicos PubMed (Biblioteca Publica do National Health Institute dos USA, Washington) possui a maior coleção de revistas do mundo em seu banco de dados para pesquisa de artigos científicos em milhares de publicações especializadas.

A seguir o passo a passo para encontrá-lo e usá-lo.

Abra o internet explorer (use seu provedor normal).

Digite na linha de comando: http://www.google.com.br

Pressione ENTER.

Na linha de comando o google digite pubmed e marque a web.

Pressione o botão Pesquisa Google.

Então:

Selecione a primeira opção com dois cliques sobre o sublinhado.

Esta e a tela que pede uma palavra-chave para a busca do assunto a ser pesquisado.

Digite a palavra que deseja na linha de comando (p.ex. acupuncture).

Lembre que este é um “site” americano, as palavras chaves são as “key words” em inglês.

Clique em Go.

Aí estão os 8922 artigos encontrados (na data desta busca) sobre o tema solicitado.

Se desejar passe página por página lendo todos os resumos até encontrar o de seu interesse ou de um espaço (barra de espaço) e acrescente outra “key Word” para reduzir os artigos centrando o interesse em um ponto.

Por exemplo: acrescente elderly (idoso) e pressione novamente Go.

Veja que o número de artigos reduziu para 1231.

Se desejar reduzir ainda mais o tema acrescente a próxima “key word”, p.ex. “pain” (dor) não esquecendo do espaço e pressionar Go.

Agora temos somente 371 artigos. Repita esta operação reduzindo ao máximo o número de artigos para que fique somente com os de seus interesse ou leia os resumos dos encontrados.

Note que a esquerda aparece uma pequena caixa para seleção, use-a para marcar aqueles artigos que achou interessante e depois selecione “Display” (ou “Send to”) para obter a relação dos selecionados (somente as referências bibliográficas). Aparecerão como na figura abaixo prontos para impressão ou salvamento em arquivo ou envio pela internet.

Note que a citação da referência bibliográfica pode ser retirada diretamente dos dados Autor, Título, Fonte. Basta usar os recursos marcar, copiar, abrir um processador de texto (Word) e colar. Todos os resumos podem ser retirados da mesma forma.

Se o artigo tiver um ícone pequeno à esquerda como uma página amarela significa que tem resumo disponível, se tiver várias pequenas páginas ele está disponível integralmente na internet, não havendo necessidade de fotocópia do mesmo para obter o texto.

Clique sobre o ícone pequena página amarela:

Em azul aparece a indicação onde podemos conseguir o texto completo (pagando, é claro). Para evitar o pagamento procure uma biblioteca financiada pela CAPES (governo federal) e obtenha o artigo “on line” (a UFRGS, a FFFCMPA e o Instituto de Cardiologia possuem este sistema). É gratuito, pode-se armazenar em disquete os artigos. Leve a referência completa para facilitar a localização do trabalho.

Para pesquisa avançada podemos usar o recurso “Limits” (em azul no canto esquerdo). Clique sobre “limits” e abrirá uma tela que permite diversas combinações de pesquisas.

Veja que cada campo permite pesquisar artigos relacionados com o tema proposto, mas restrito a estes limites estabelecidos. Por exemplo, em “All fields” escolha o campo do artigo que deseja que o sistema procure a “key word” (autor, título, resumo, data, etc.), assim acontece com os demais campos (idade dos pesquisados, língua da publicação, gênero dos pesquisados, data da publicação e outros). Preencha os campos e pressione “Go”. O sistema somente apresentará os artigos que se enquadrarem nestas especificações.

Além do lilacs, scielo e pubmed existem outros bancos de dados na área da saúde, estes não esgotam o assunto. Um exemplo de banco de jornais científicos gratuitos é o freemedicaljournals, que você poderá consultar repetindo os passos acima utilizando o google.

Também podemos usar buscadores de páginas para procurar artigos, nem sempre encontraremos trabalhos cientificamente corretos usando este recurso. Exemplo de buscadores são: google, yahoo, altavista, cadê, todobr etc.

Tags: , , , , , , ,

Trackback from your site.

Honório

Cursei Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (1980), Residência Médica em Pediatria na UFSM (1982), Research Associate da Pediatric Critical Care Section do Baylor College of Medicine, Houston, Texas, USA (1988), Mestrado pela Universidade Federal do Paraná (1990) e Doutorado em Medicina pelo Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia (1998). Especialista em Pediatria pela SBP-AMB, CNRM e CFM. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Cardiologia Fetal da FUC/ICRS/CNPq. Você encontrará informações detalhadas sobre meu curriculum no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na guia Curriculo Lattes (entre com meu nome e selecione entre os pesquisadores com doutorado).

Leave a comment

Aviso Legal

Responsável Técnico Dr. Honório Sampaio Menezes
CRMSP 138615 – CRMRS 11342

Os dados aqui contidos não são aconselhamento, são informações somente de caráter informativo. As informações não devem ser usadas para automedicação, autodiagnóstico e autotratamento.

Facebook

Contato

  • Alameda dos Maracatins 1435 cj 904 Moema
    São Paulo | SP
  • (11) 2761-1017

  • Rua Dom Pedro II
    1220 cj 306 Higienópolis
    Porto Alegre | RS
  • (51) 3022-7462
  • WhatsApp (51) 99653-3530